Tráfego Orgânico e Tráfego Pago
Ola, o assunto de hoje é uma dúvida que muitas pessoas tem. Qual é a diferença entre Tráfego Orgânico e Tráfego Pago e se um é melhor que o outro.
Por isso esta é uma pergunta que eu recebo sempre, princialmente dos iniciantes que querem começar a trabalhar no digital, e querem construir sua presença na internet.
Neste artigo vou explicar como cada tipo funciona e como eles podem ajudar a melhorar a presença do seu negócio na internet. Então entendo mais sobre eles você vai poder se planejar para as metas de curto, médio e longo prazo.
A diferença entre Tráfego Orgânico e Pago?
Antes de diferenciarmos Tráfego Orgânico e Tráfego Pago, vamos primeiramente definir o que é tráfego no ambiente digital.
Tráfego nada mais é do que o volume de pessoas que são atraídas para um determinado local na internet, seja ele um site, um canal no youtube etc. Então o que muda entre um e outro é a estratégia usada para atrair esse público.
Sempre que as pessoas fazem buscas na internet, principalmente no Google que é a principal ferramenta de buscas do mundo, os resultados são apresentados na página, e para estar entre os primeiros resultados ou você tem que investir comprando um espaço nas primeiras posições da página de resultados, que é onde recebe mais cliques, ou tem que investir numa estratégia de SEO (Seach Engine Optimization) em conjunto com o Marketing de Conteúdo para que possa ir ganhando relevância nas pesquisas e assim ir atraindo cada vez mais cliques.
Agora vamos para as definições.
O que é Tráfego Orgânico?
Tráfego Orgânico é a maneira como os visitantes chegam a um site, blog ou outro local na internet de forma espôntanea, eles encontram sua página após uma pesquisa nos mecanismos de buscas, no qual o Google é a maior ferramentas para realizar essas buscas.
Então o Tráfego Orgânico não precisa de um investimento direto em anúncios para atrair o público para um determinado local na internet, mas em contrapartida é preciso investimento em criação de conteúdo de qualidade para a atração desse público, utilizar corretamente as técnicas de SEO para ser encontrado na internet, que inclui (uso correto de palavras chave, entender sua persona e saber se comunicar com ela, etc).
Para saber onde encontrar essas palavras chaves mais buscadas existem ferramentas próprias para isso como: Ubersuggest e a Ferramentas de Palavras Chave do próprio Google.
A princípio outros fatores que influenciam no ranqueamento do seu site é a responsividade, já que o volume de acesso através de dispositivos móveis tem aumentado a cada dia. Outro fator importante é a velocidade do site, um site lento nao gera uma boa experiência para o usuário e o Google costuma penalizar sites muito lentos.
Vantagens e Desvantagens do Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico traz muitas vantagens para o seu negócio, a primeira delas é a relação custo benefício. Você vai ter que investir em contéudo para atrair seu público, além de utilizar as ferramentas adequadas para que consiga ser bem ranqueado.
Então dessa maneira você vai cada vez mais ficando mais próximo do seu público, e esse conteúdo gerado vai ficar por muito anos ali atraindo um público qualificado para o seu negócio, e nao somente enquanto você estiver investindo um capital para gerar tráfego para seu negócio.
A grande desvantagem do Tráfego Orgânico é que ele leva bem mais tempo para dar resultado, ao contrário do tráfego pago, que quando seu anúncio comecar a roda você já terá publico no Tráfego Orgânico você terá que ter mais paciência e fazer um trabalho bem feito de SEO para que seu site começe a receber visitas.
Tráfego Pago
Como o próprio nome já diz, é o tráfego que você atrai investindo dinheiro nas plataformas. As principais hoje são Google Ads (Google e Youtube) e Facebook Ads (Facebook e Instagram).
Então esse processo é bem simples, você seleciona onde quer rodar seus anúncio, o valor que deseja investir, e assim que seus anúncios forem aprovados e forem relevantes para o público você já começa a receber visitas.
Vantagens e Desvantagens
O tráfego pago tráz inumeras vantagens para o seu negócio, como a capacidade de atrair um público muito maior para um determinada ocasião (uma promoção ou lançamento por exemplo), resultados bem mais rápidos de público te visitando.
- Capacidade de segmentação – você consegue segmentar muito bem que tipo de público deseja atrair, tendo muita flexibilidade para trabalhar com regiões, sexo, idade e várias outras informações que impactam nos resultados das suas campahas.
- Período – você pode escolher investir em tráfego pago por um determinado período ou ter campanhas que rodam direto dependendo das necessidades do seu negócio.
- Investimento – você seleciona quanto deseja investir, não correndo risco de investir uma quantia que fique além das suas capacidades, as plataformas dão a opção para você escolher quanto deseja investir por dia.
Desvantagens: Uma desvantagem do tráfego pago é com relação aos custos, muitas vezes ficando um pouco inviável para alguns empreendedores, e que eles só rodam e geram tráfego enquanto você estiver investindo. Ao contrário do tráfego orgânico.
Conclusão
Na minha opnião nao existe nem melhor nem pior entre o Tráfego Orgânico e o Tráfego Pago, os dois tem que fazer parte da estrátegia do negócio e utlizados da maneira corretas vão estar trabalhando em conjunto e gerando muitos resultados para a empresa.