Dropshipping nacional – Como funciona
Se você está querendo empreender na internet e ainda não sabe por onde começar, tenho certeza que este artigo vai te ajudar bastante.
Aqui iremos falar sobre o dropshipping nacional, que é uma das formas de se trabalhar tendo em vista que existe também o dropshipping internacional e você poderá tirar várias dúvidas e ter diversas dicas que irão te ajudar.
Como citado acima, o dropshipping nacional é a solução ideal para seu e-commerce tornar-se um sucesso, já que evita alguns transtornos que acontecem com o dropshipping internacional. Além disso, sem se preocupar diretamente com logística ou estoque.
Seja como for, se você quer saber mais sobre esse assunto. Continue a leitura logo abaixo, pois vamos tirar suas dúvidas sobre o que é dropshipping.
O que é dropshipping
A princípio, o dropshipping é um modelo de loja que funciona de forma online. Essa loja terceiriza todos os processos de armazenamento e também de entrega para um fornecedor confiável e especializado.
Para explicar melhor, o dono do e-commerce é responsável apenas por criar a loja e vendas online. Já o fornecedor cuida da logística e também do estoque com uma estrutura única.
A função do dropshipping é promover produtos online, negociar e também repassar para o fornecedor e mesmo assim continua levando todo o crédito.
O que é e como funciona o dropshipping nacional
Bom, o dropshipping mais usado é o internacional, tudo porque a maioria dos lojistas encomenda os produtos com fornecedores de fora do país, principalmente da China pela diferença nos preços com relação aos preços nacionais.
As plataformas mais usadas são Alibaba, Aliexpress e Oberlo. Desse modo, ocorre uma importação e com isso vem alguns efeitos negativos como as dificuldades de troca, aumento no prazo de entrega, impostos e câmbios.
Com o crescimento desse mercado, começou a surgir dropshipping nacional, e assim passou a facilitar a vida de muitos empreendedores digitais.
Nesse caso, o dropshipping nacional tornou-se uma ótima opção para poder lidar com fornecedores brasileiros, ou seja, fazer transações em reais(moeda nacional), agilidade na entrega e também nas trocas.
Qual é o melhor? Dropshipping nacional ou internacional?
Isso pode envolver alguns fatores e isso cabe ao empreendedor e lojista decidir o que deseja e o que vale mais a pena. Para você entender melhor, veja agora uma comparação.
- Logística;
- Impostos;
- Prazo de entrega;
- Pagamento;
- Estrutura para dropshipping;
Logística
Dropshipping nacional: é mais simples e barato e percorre-se em distâncias curtas.
Dropshipping internacional: é mais complexo e o país de origem geralmente é a China.
Prazo de entrega
Dropshipping nacional: nessa questão os prazos são mais curtos e possui mais opções de fretes.
Dropshipping internacional: prazos mais demorados devido ao frete internacional.
Pagamento
Dropshipping nacional: é possível utilizar inúmeras formas de pagamento, como você preferir. Atualmente é possível pagar até por pix.
Dropshipping internacional: em alguns casos é necessário ter um cartão de crédito internacional ou também uma carteira digital habilitada para você poder comprar.
Estrutura para dropshipping
Dropshipping nacional: essa estrutura no momento não é muito desenvolvida no mercado, integração e sistemas.
Dropshipping internacional: possuem fornecedores capacitados e adaptados para lojas pré-configuradas. Conta também com um mercado mais avançado.